31 de maio de 2014

A placa da minha cidade


Sou um ex-cidadão de Lugar Nenhum. Quando digo isso, ninguém acredita. Outro dia expliquei a um amigo meu como era Lugar Nenhum, contei como lá era um pouco triste, tinha vários blocos de casas cercados de arames farpados e Lugar Nenhum parecia um monte de mini-prisões. Porém, um detalhe que sempre me encantou era a pitangueira debaixo do cimento, o encanto de ver árvores brotando da calçada era quase como um alívio.
Não sinto falta de Lugar Nenhum, mas, mesmo estando em outro lugar, minha casa sempre será em Lugar Nenhum. Parece até desastroso dizer, mas as nuvens de lá me cercavam e o pior não era viver de sonhos, o pior era que também tinha político de Lugar Nenhum. Ninguém poderia entendê-los, uma vez o Zé Ninguém resolveu competir com o Mais Alguém.
Falavam que iriam dar nome, dar igualdade e transporte em Lugar Nenhum. Disseram que iriam dar educação em Lugar Nenhum. Prometeram que iriam acabar com a fome e a corrupção em Lugar Nenhum. O povo acreditava desacreditando, ficava na agonia da espera para saber se havia acertado o palpite, se dessa vez seria diferente. Isso ocorria até esquecerem que estavam esperando. Das milhares de propostas, o povo de Lugar Nenhum lembrava-se de no máximo duas. Quando calhava, era justamente uma dessas que o então prefeito João Só Fala conseguiu realizar. Mas o Ibope dizia que o Mais Alguém estava ganhando com altos índices na pesquisa daquele ano. Perguntavam nas ruas:
- Terá segundo turno?
- Quantas propostas irá concluir?
- De quantas você se lembrará?
- Quem dá mais?
E outros gritavam:
- Vendido!
Também não passavam despercebidos os comerciais:
- Esqueça João Só Fala, ele rouba, mas não faz. Vote em Mais Alguém!
- Lugar Nenhum, uma cidade de todos!
É claro que diante de tão poucas perspectivas de mudanças, eu não sabia ao certo se deveria acreditar no eterno Lugar Nenhum do progresso. Acabei mudando de cidade, mas preciso dizer que Lugar Nenhum já foi Algum Lugar e disseram-me que Algum Lugar já foi melhor. Não sei. Sei que este nome já esteve gravado na placa de boas-vindas da cidade e quem a pregou foi o povo. Mesmo assim se esqueceram de melhorar Algum Lugar, então, Algum Lugar passou a ser Lugar Nenhum com a nova gestão. Lugar Nenhum e nada mais. Ainda fico pensando nessas histórias e na placa da minha cidade. Talvez se tivessem colocado "Bem-vindo a São Paulo" teria dado certo. Quem sabe? Quem sabe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...