16 de agosto de 2013

O que você ainda não sabia sobre a felicidade.

Por: Bruna Meneguetti
22h e 28min, São Paulo.

O que te impede de ser feliz sempre? O que faz você continuar algo, mesmo já cansado? Quantos livros de autoajuda existem e quantos filósofos já falaram dela, a felicidade?
Felicidade no dicionário significa bem-estar, contentamento, bom resultado ou bom êxito.
Hoje no 
Coruja no Poste, vamos falar desse sentimento, que vem inesperadamente e pode ir embora com a mesma facilidade. E não há assunto melhor porque, afinal de contas, um bilhão de dólares por ano é o que ganha a indústria de livros de autoajuda e NUNCA na história se estudou tanto a felicidade quanto hoje. Mas ultimamente temos um quesito a mais: a introdução da ciência para essa busca. Não leitor, você definitivamente não está sozinho.  

Na ciência estão sendo investigados fatos como o da felicidade ser uma questão hereditária, que representaria 50% da nossa capacidade de ser feliz. Nesse estudo ficou comprovado que apenas 10% do real motivo do porque somos felizes vem das nossas condições de vida e 40% viriam de atividades voluntárias e as maneiras como decidirmos ver a vida.
Dizem que para mudar a genética da sua felicidade é necessário tomar medidas conforme seu grau de infelicidade, elas seriam:
- Meditar.
- Tomar antidepressivos.
- Mexer no ambiente em que você vive.

Agora entendemos que o ambiente que nos cerca é muito importante. Mas porque na definição de felicidade está escrito que ela tem a ver com bom êxito ou contentamento? Se já aconteceu com você, e eu tenho certeza que sim, de continuar a fazer algo difícil, mas que lhe dá prazer, então você já entendeu do que se trata uma parte da felicidade.
É que a felicidade, por incrível que pareça, tem uma fórmula que pode ser usada em algumas situações:
Desafio - Significado - Reconhecimento
É isso mesmo que estão vendo, para ser feliz você precisa primeiramente ter um desafio. É nessa parte do desafio que aparece o Flow, significa estado ou fluxo. Ou seja, você faz algo tão intensamente que não se dá conta do esforço ou de quanto tempo levou para realizar a tarefa. Conseguimos achar um equilíbrio entre o esforço e o stress, mas seria essa uma definição de felicidade no trabalho?
Ainda não,  pois não basta ter um desafio se ele não tem significado algum para você. E não basta ter significado ou desafio se ninguém te dá o devido reconhecimento.
É isso mesmo que você está lendo, ser feliz NÃO é tão simples assim e comprova que a felicidade não depende só da gente, mas algumas vezes depende também das circunstâncias.

E por causa dessa fórmula entramos em outro campo da felicidade: o trabalho.
No Brasil são perdidos 42 bilhões de dólares por ano por baixa motivação no trabalho. As pessoas demonstram como principal entrave para a felicidade a falta de significado que o trabalho tem para elas e os executivos são os mais insatisfeitos, mas tudo isso muda quando a forma de trabalho é modificada. 

Pensando nisso, as empresas inteligentes fizeram emergir o capitalismo consciente, em que a empresa precisa ter um propósito a mais para oferecer a todos.
Esse tipo de empresa não vai sentir apenas a melhora na sua equipe, elas promovem um motivo a mais para o trabalho realizado, que vai tornar possível para as pessoas ter um significado e fazer algo pelo mundo ou ao seu redor. 

E os consumidores e clientes se importam, porque são essas empresas que tem a valorização de suas ações, gastam menos em ações trabalhistas e em propagandas. Parece que o boca a boca e uma boa imagem perante o público funciona melhor do que gastar milhões em propagandas no horário nobre. 

É exatamente por isso que diversas empresas entraram para a "onda sustentável", não deixa de ser lucrativo. E é óbvio que muitas usam disso apenas pela aparência, não podemos ser nada ingênuos ao ignorar que a maioria não faz metade do que dizem.
Mas o importante dessa história toda é que o público está exigente, não queremos apenas que nós sejamos felizes, mas que os outros também sejam. Estaríamos vivendo uma revolução do pensamento? E será que essa não é mais uma das maneiras, que até agora ignorávamos, de alcançar a felicidade?


Informações retiradas do livro: Felicidade S.A., de Alexandre Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...