12 de agosto de 2013

Do Alto do Poste: Sensacionalismo?

Por: André Cáceres



Após alguns posts mais lights - ou nem tanto, já que um deles engorda - vamos abordar um assunto um pouco mais, digamos, polêmico. Do alto do poste, a coruja vem observando algumas questões que acontecem no mundo e traz uma visão crítica aos leitores. Vocês já perceberam como a mídia sempre encontra um bode expiatório quando alguma tragédia acontece? Nos últimos dias, um caso terrível aconteceu na Zona Norte de São Paulo e é muito interessante notar como ele vem sendo tratado nos meios de comunicação.

No dia 5 de agosto, a manchete era a seguinte: Cinco são achados mortos em casa de PMs. Já no dia seguinte, as investigações ainda estavam em andamento e a imprensa já havia praticamente condenado o garoto, mesmo que sem nenhuma prova concreta e com várias informações contraditórias. Ainda nesse dia, já haviam baseado as teorias em torno de um simples jogo de videogame, como se jogar isso pudesse transformar alguém em um assassino.

Não é a primeira vez que isso acontece. Há alguns anos, o caso "Escola Base" abalou a imprensa brasileira, e hoje em dia, com o advento da internet e com o crescimento vertiginoso da velocidade de troca de informação, esse tipo de equívoco está se tornando cada vez mais frequente. Também não é a primeira vez que os videogames são usados como desculpa para acusar um assassino. Toda vez que acontece alguma tragédia e o culpado é um "gamer", esse hobby é citado como uma das causas dos transtornos da pessoa. Essa relação nunca foi provada, muito pelo contrário, mas a mídia insiste em ligar jogos violentos ao comportamento violento das pessoas. No entanto, o impacto de livros como 50 Tons de Cinza, filmes como Jogos Mortais e até mesmo algumas novelas que exibem várias cenas violentas e impróprias nunca são relacionadas a esse tipo de problema.

Segundo dados do governo americano, a taxa de crimes violentos cometidos por jovens na faixa etária entre 14 e 17 anos diminuiu bruscamente na mesma época em que a Sony lançou seu primeiro videogame e vem caindo regularmente desde então. Ou seja, a "geração Playstation" conseguiu os menores índices de criminalidade em todos os tempos.

Seja por desinformação, interesse ou sensacionalismo, esse tipo de matéria sempre é publicada, gerando controvérsias entre as pessoas que têm os videogames como hobby - e este que vos escreve se inclui nesse grupo. Essa é uma discussão muito interessante, e com certeza a Coruja no Poste vai voltar a abordá-la em outras ocasiões. E o que vocês acham disso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...